Fazer o discovery SaaS e inventário de todo o software instalado no ambiente local de uma empresa sempre foi uma tarefa desafiadora. Mas, ao menos, sabemos onde procurar: servidores, desktops e laptops, geralmente com métodos mais claros e maduros. Mesmo com a adição de dispositivos móveis, o conceito básico permanece o mesmo — trata-se de descobrir o que está instalado e consolidar as fontes de dados.
Mas o cenário mudou drasticamente com a transformação digital acelerada pela pandemia e o avanço do modelo SaaS (Software como Serviço). Agora, temos um novo desafio: como fazer o discovery e gestão de inventário de SaaS, muitas vezes fora do alcance direto da TI?
O impacto do BYOD e do home office
A adoção do BYOD (Bring Your Own Device) se intensificou nos últimos anos, especialmente com o crescimento do home office. Funcionários acessam ferramentas SaaS em seus próprios dispositivos, muitas vezes sem qualquer controle da equipe de TI. E, sejamos honestos: ninguém quer instalar um agente de inventário corporativo em seu notebook pessoal.
Isso cria um enorme ponto cego para a TI: softwares são utilizados para fins corporativos, mas sem visibilidade ou controle. E se há software sendo utilizado para o trabalho, ele deve, em tese, estar devidamente licenciado para uso empresarial — o que raramente é garantido nesse contexto.
SaaS: o novo buraco negro do inventário
No mundo SaaS, a presença de um aplicativo em um dispositivo não significa, necessariamente, que há uma assinatura ativa. E mesmo que exista, quem está usando? Quanto custa? Está sendo utilizado de forma eficiente?
O discovery e inventário SaaS evoluiu para responder a perguntas que vão muito além do “o que está instalado?”. Agora, queremos saber:
- Existem assinaturas duplicadas ou subutilizadas?
- Quais ferramentas SaaS estão em uso na organização?
- Quem são os usuários de cada aplicação?
- Quanto está sendo gasto em cada uma?
O que esperar do discovery SaaS em 2025?
Em 2025, o cenário é claro: as empresas que não tiverem visibilidade total sobre seus ativos SaaS estão expostas a riscos financeiros, de compliance e de segurança. O volume de aplicativos em uso cresce exponencialmente, muitas vezes sem aprovação da TI — o famoso Shadow IT.
As ferramentas modernas de discovery já evoluíram para lidar com essa nova realidade. Elas não apenas identificam o uso de SaaS, mas também ajudam a:
- Aumentar a governança de TI.
- Consolidar dados de múltiplas fontes;
- Analisar níveis de adoção e engajamento;
- Identificar oportunidades de economia;
Quer entender melhor o que está em uso na sua empresa?
Conheça as soluções de discovery SaaS da MattZero e ganhe visibilidade completa sobre os aplicativos utilizados no seu ambiente. Descubra ralos de dinheiro, elimine redundâncias e tenha controle total sobre seu ambiente de software em nuvem.
➡️ Solicite uma demonstração gratuita agora